quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Lençóis Maranhenses



Com dunas de areias brancas a perder de vista, dando a impressão de um deserto no interior do Maranhão. Águas azuis surgem de maio a setembro como se fosse uma miragem, que só pondo os pés para ver que não é delírio, que está realmente ali. Não se sabe desde quando elas existem, mas só foram nacionalmente conhecidas há 33 anos atrás, chamando-o de Parque nacional dos lençóis.


Com uma área equivalente á 150 campos de futebol, o parque abrange vários municípios, começando ali o turismo por volta do ano 2000. Apesar de receber muitos turistas, os lençóis maranhenses não se assemelham a outros destinos do nordeste , pois não há vendedores,nem barracas muito menos banheiros. Por não fornecer estrutura aos turistas, para explorar os lençóis é preciso ter e espirito de aventureiro.
Para chegar as dunas é preciso escalar uma parede de areia de mais ou menos 35 metros, subir nela é preciso muita força, pois a areia é fofa e os pés afundam deixando o corpo mais pesado. Mas a linda paisagem faz rapidamente o cansaço ir embora, vendo as dunas cortadas por lagoas fazendo jus ao seu nome.

O melhor Período para visitar esse paraíso é de maio a setembro,quando as lagoas estão cheias. De outubro a dezembro, por causa de poucas chuvas, algumas lagoas chegam a secar.
Outra qualidade dos lençóis maranhenses para os turistas é o silencio que predomina, só sendo quebrado de vez em quando por helicópteros, levando turistas para ver as belezas pelo alto, custando cerca de 180 reais por pessoa.
Na volta , quando a fome apertar, exite um restaurante formado por dose casas de telhado de palha, servindo deliciosos pratos de camarão, como a torta de camarão ou o camarão grelhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário