quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aracajú


Fundada em 1855, esta capital estadual fica na margem sul do Rio Sergipe, cerca de 10 km de sua foz e 327 km ao norte de Salvador. O rio em si é agradável e alinhada com edifícios bonitos, mas o centro da cidade é de mau gosto e desagradável, especialmente à noite, e há muito pouco a ver. A maioria dos visitantes permanecem na Praia Atalaia, sul da cidade.
Conhecida pela maioria dos visitantes internacionais, Aracaju tem um carnaval fora de época animada imediatamente anterior ao de Salvador, com a mesma música e carros alegóricos. A área comercial fica na Rua Itabaianinha e Rua João Pessoa, levando até a Rua Divina Pastora e Praça General Valadão.

Praia Atalaia é a praia mais próxima de Aracaju e um lugar muito melhor para ficar. Embora não possa competir com a Bahia ou Alagoas, há uma longa praia de areia branca e fina, forrada com clubes de forró, restaurantes e bares. A praia é animada com as famílias e casais se beijando que vagueiam ao longo da esplanada ao pôr do sol e toda a área se sente tão seguro e antiquado como um resort à beira-mar britânico Butlins. Há até mesmo um lago artificial em um pequeno parque temático onde se pode alugar pedalinhos.

Mais a sul, ao longo da Rodovia Presidente José Sarney, é uma longa extensão de areia entre a foz do Rio Sergipe e Rio Vaza Barris; o mais que você vá do Sergipe, mais clara a água. Uma das melhores praias é de 30 km de comprimento Nova Atalaia, na Ilha de Santa Luzia em frente ao rio. É é facilmente alcançado pela balsa do Terminal Hidroviária. Barcos atravessar o rio para Barra dos Coqueiros. Serviços são mais frequentes nos fins de semana, quando está muito animada com a pesca e embarcações de recreio.

De longe, a excursão mais interessante é que os cânions e praias do Rio São Francisco. As águas azuis claro seu caminho através das montanhas de Minas Gerais e do sertão do deserto do Bahia antes de cortar através de uma série de desfiladeiros dramáticos perto da barragem de Xingó, e, posteriormente, através de campos de dunas varridas pelo vento antes de lavar para fora no verde profundo do Atlântico Norte, em Sergipe. Brisamar Tur corre excursões de um dia para baixo do rio parando em praias desertas ao longo do caminho.
Cerca de 23 km a noroeste de Aracaju é Laranjeiras, uma pequena e pacata cidade colonial com uma igreja em ruínas em uma colina. É alcançado por tomar o ônibus São Pedro dos velhos rodoviária no centro de Aracaju. A cidade foi originalmente fundada em 1605 e tem várias igrejas que datam do período imperial, quando era um importante produtor de açúcar. O século 19 Capela de Sant'Aninha tem um altar de madeira incrustada com ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário