A região de Mato Grosso é basicamente uma planície enorme, a casa do pântano Pantanal alastrando - o melhor lugar no Brasil para ver animais selvagens, e uma das maiores áreas úmidas do mundo - e ondulado por um punhado de pequenas cadeias de montanhas. Igualmente brasileiro, há um limite político firme, uma linha em um mapa, através do coração do pântano, marcando as ambições conflitantes de dois estados gigantescos: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O ex-estatal, a metade norte da região, é pouco povoada, com os únicos assentamentos de qualquer porte - Cuiabá, Rondonópolis e Cáceres - Tendo uma população combinada de cerca de um milhão e meio. O nome de Mato Grosso, que significa "madeira grossa", é mais apropriado para este estado mais ao norte, onde espinhoso matagal passa para floresta tropical e a terra começa a sua inclinação em direção à Amazônia, interrompido apenas pelo belo planalto erguida da Chapada dos Guimarães. Por outro lado, a maior parte do estado de Mato Grosso do Sul, que é marginalmente mais populoso, é ou inundação sazonal cerrado simples ou aberto. Para o oeste de Mato Grosso do Sul são: pântanos e florestas bolivianas; os poderosos rios Araguaia e Paraná (uma fluem para o norte, outro ao sul) formam um rim natural para o leste, enquanto o Rio Paraguai e o país nomeado após ele completar o quadro para o sul.
A rede de estradas simples ea aspersão limitada de assentamentos facilitar a obtenção de cerca de dentro de Mato Grosso trabalho bastante difícil. As distâncias são enormes, e embora a maioria dos ônibus e estradas nacionais estão em relativamente bom estado, qualquer viagem é inevitavelmente longa. Dito isso, a variedade de paisagem sozinho - de pântanos e florestas para fazendas de gado, vilas ribeirinhas e reservas indígenas - torna a viagem um único e, para o viajante aventureiro, vale bem a pena o esforço.
As cidades de Mato Grosso são particularmente enganoso. Embora surpreendentemente moderna e desenvolvida, eles receberam apenas recentemente as armadilhas completo da civilização. Colonizadores portugueses começaram a se estabelecer na região bastante tarde, na época da grande Cuiabá corrida do ouro do início do século XVIII, embora Cuiabá própria cidade permaneceu quase totalmente isolado do resto do Brasil até a primeira ligação telegráfica foi instalada na década de 1890. Arquitetado e construído por um garoto local fez bom - um oficial do exército terra-a-terra chamado Rondon - as linhas telegráficas foram os primeiros tentativa real de Mato Grosso para se juntar ao mundo exterior. Desde os anos 1980, com a conclusão da Rodovia BR-364, Cuiabá tornou-se novamente um ponto de paragem para os pioneiros, desta vez para milhares de camponeses brasileiros em busca de terra ou de trabalho nos Estados Ocidentais da Amazônia de Rondônia (nomeado após o mesmo garoto local ) e Acre. Enquanto Cuiabá não pode exatamente a pretensão de ser uma cidade turística - é altamente urbanizada, com um centro da cidade de arranha-céus, bem como um antigo núcleo colonial de ruas - é, no entanto, uma pedra natural stepping para explorar tanto o Pantanal, ou o paisagem montanhosa da Chapada dos Guimarães.
Até 1979, Cuiabá foi a capital de todo o Mato Grosso. Campo Grande, no sul, no entanto, foi também crescendo rapidamente e desempenhando um papel administrativo e financeiro cada vez mais importante no Brasil. Quando o velho estado foi cortado muito aproximadamente na metade, Campo Grande tornou-se capital do novíssimo estado de Mato Grosso do Sul. Este aperto de controle político sobre as diversas regiões do Mato Grosso reflete seu rápido desenvolvimento e riqueza relativa - um completo contraste com os mais pobres, deserto ainda mais amplo e muito mais remoto da bacia amazônica. Estes dias Campo Grande é uma cidade movimentada, muito moderno de quase um milhão de pessoas, com a maioria dos visitantes que param aqui a caminho do Pantanal.
Topograficamente, e em termos de seu potencial turístico, Mato Grosso sempre vai ser dominado pelo Pantanal, maior área úmida ou pântano contígua do mundo, conhecido pela sua vida selvagem. No passado, entre dois milhões e cinco milhões de jacarés jacarés foram "abatidos" anualmente do Pantanal, e hoje mantém, possivelmente, a mais densa população de jacarés no mundo. Esta região é espetacular, no entanto, mais conhecida pela sua variedade de aves, com mais de 464 espécies identificadas (embora nenhuma delas endêmicas), e sua fonte infinita de peixes, com 325 espécies - incluindo um grande número de piranhas, que são usados em um excelente sopa local. Até agora tem sido possível colocar um caminho certo através do Pantanal, e viajar em qualquer lugar por aqui é lento.
Depois de Cuiabá e Campo Grande, Corumbá, na borda ocidental do pântano, é, provavelmente, o próximo destino urbano mais popular e uma boa base para visitar o Pantanal. Comparado a Cuiabá e as áreas do norte, normalmente é um ponto de entrada mais barato para o pântano. Uma cidade relativamente pequena, Corumbá é apenas meia hora da Bolívia, mas sete ou oito anos a partir de Campo Grande, o posto avançado brasileiro mais próximo. É possível viajar através do Pantanal de Corumbá pelo rio, diretamente para o porto de Cáceres perto de Cuiabá, embora a menos que você pode pagar um passeio de luxo sob medida esta via fluvial aventureiro leva pelo menos uma semana, e muitas vezes mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário